sábado, 20 de fevereiro de 2016

O que as pessoas pensam sobre ataques de pânico, ansiedade e depressão?

Muitas pessoas pensam que é só para chamar a atenção, que nos fazemos de coitadinhos para termos a vida facilitada. Essas pessoas que pensam assim não sabem o quanto custa levantar da cama de manhã todos os dias e enfrentar um novo desafio. Todos os dias são uma batalha. Uma batalha interior e com o mundo. Nós não estamos tristes porque nos apetece. Nós estamos revoltados e perguntamos: “Porquê eu? Que mal fiz eu a Deus?” Porque isto custa, custa mesmo. Dói no corpo e na alma. Este medo deixa-nos mesmo paralisados.
“Ai não exageres, é só uma dorzinha porque estás nervosa.”, é o pior que me podem dizer. Entendam, eu sinto realmente esta dor, estas picadas no peito e dizer isso não me vai ajudar. Tudo o que precisamos de ouvir às vezes é um simples: “Vai correr tudo bem, eu estou aqui para ti, não estás só. Isto é só uma má fase que vai passar porque tu és forte!”. Há certas coisas que às vezes doem de ouvir porque as pessoas não sabem o que nós sentimos. Há dias em que só nos apetece chorar e nem sabemos porquê, mas sentimos que temos que libertar tudo o que está enraizado no coração. As mágoas, as perdas, as faltas de confiança em nós mesmos, tudo. As pessoas às vezes nem sabem que sofremos por dentro. Podemos andar o dia todo com um sorriso na cara só para não preocupar ninguém mas a verdade é que às vezes precisamos de desabafar e saber que temos alguém que nos apoie e que nos ouça. Não, não estamos a fazer birra. Não, não é só uma coisinha de nada. Para nós é como se carregássemos o mundo às nossas costas. Por isso por favor nunca falem sem saberem as razões que levam as pessoas a agir de certa forma. Nós não nos isolamos porque queremos, nós isolamo-nos porque temos vergonha de estar com amigos e começarem a vir ao de cima os ataques de pânico. Nós fechamo-nos em copas porque muitas vezes não temos quem nos ouça. Peço aos pais que estão a ler isto, não deixem os vossos filhos lutarem sozinhos. Eles precisam de vocês mais do que nunca. E não se esqueçam nunca de perguntar: “Então como correu o teu dia hoje? Como te sentes? Vais ver que vais melhorar. Eu estou aqui para tudo. Podes contar comigo”. Para os mais jovens, nunca critiquem aquele vosso amigo que vos parece arrogante ou pouco falador, ele pode estar a sofrer em silêncio. Prestem mais atenção, talvez aquela pessoa que está sempre feliz, sempre a rir e que parece bem pode estar só a camuflar todo o sofrimento que sente.

E para ti que estás nesta luta como eu, nós somos fortes!


Um beijinho e bom fim de semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário