sábado, 6 de fevereiro de 2016

A minha história pessoal


Olá.
Chamo-me Marta Marques, tenho 18 anos e sofro de ataques de pânico e ansiedade. E não, não tenho vergonha de o admitir.
A minha história provavelmente é muito semelhante à tua que estás aí desse lado e te identificas com esta "doença". Tudo começou em Junho do ano passado. Passaram de ligeiras ansiedades para ataques de pânico. No início era só ansiedade, uns tremores por todo corpo e pensamentos tenebrosos. Tudo se resolvia com medicação leve como o Valdispert ou Valstress. Depois passou a ser o medo de sair de casa, da minha zona de conforto. Dias em que só me sentia segura no meu quarto. E com o tempo foi piorando. Noites em desespero sem conseguir dormir com medo de não acordar no dia seguinte. Medo de nunca mais ver a minha família e os que mais amo. O medo do desconhecido, do que está para além do mundo terreno. Medos que todos temos certamente, só que uns numa escala muito maior que outros. Com o avançar do tempo, comecei a perder o norte, o rumo da minha vida e sentia que precisava de ajuda. Assim o fiz. Procurei ajuda em especialistas e comecei a tomar medicação mais forte (Dumyrox e Xanax: antidepressivos). Ajudou-me sim, mas não resolveu o meu problema. Procurei então outra solução, a medicina alternativa, tudo à base de plantas naturais. Tomava cerca de 6 comprimidos ou mais ao dia, injeções, fazia sessões mas nada resultava. Foi quando percebi que o medo estava constantemente presente na minha mente e não me deixava viver. E eu queria viver, aproveitar a vida ao máximo. Então chegou o dia mais complicado, ir para a faculdade. Sair da minha zona de conforto uma vez mais. Eu sei que da Póvoa de Varzim ao Porto não são assim tantos quilómetros, faz-se o caminho em menos de uma hora, mas para mim era e continua a ser uma hora de viagem insuportável. São os apertos no peito, as faltas de ar, o medo, este terrível medo que me paralisa. Tentei arranjar uma solução sozinha, tomar a medicação natural e uns medicamentos mais fortes em caso de SOS (Sedoxil).
Tenho melhorado? Sim. Mas esta luta ainda não acabou. Mas eu vou vencer, eu sei disso. Nada é mais forte do que eu, do que o meu pensamento. 
Decidi criar este blogue para partilhar a minha história pessoal e tentar ajudar quem sofre do mesmo que eu. Este blogue também está aberto a todas as questões que queiram colocar, por exemplo, técnicas que uso para lidar com o pânico ou outro tipo de questões. Nem que sejam só desabafos. Só quero que saibas que tu, sim tu que estás aí a ler isto e sofres do mesmo não estas sozinho. Nunca!

Quero desde já agradecer ao meu namorado por toda a ajuda com o blogue e pelo apoio constante, à minha querida amiga Mariana Fidalgo Silva que fez a belíssima ilustração, à Márcia Cruz que sofre do mesmo que eu e me inspirou a falar mais abertamente sobre este tema, à Dália Ribeiro que me encorajou a escrever sobre isto e a todos os meus amigos e família que me apoiam.
Espero que gostem e possam partilhar comigo as vossas histórias.

E não te esqueças, o medo só existe na tua mente. Liberta-te!



8 comentários:

  1. Deixa que te facam feliz, pode ser uma das solucoes

    ResponderEliminar
  2. Não estás sozinha querida! Tu tens medo disso, eu tenho medo de ficar só, outra pessoa tem medo de outra coisa qualquer. O importante é não deixarmos que os nossos medos nos impessam de sermos felizes! Forca!!!

    Beijinhos,
    Catarina A.

    ResponderEliminar
  3. Força aí prima! Qualquer coisa estou aqui!
    Também sou superrrr ansiosa, mas felizmente nunca cheguei a pontos mais graves!

    Beijinhos minha querida e muita força!

    ResponderEliminar
  4. Força Marta já sabes que estou aqui para o que precisares um bj e muita força.....

    ResponderEliminar