quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Porque é que temos ataques de ansiedade?

Está tudo relacionado com algum bloqueio psicológico: uma morte de um ente querido, um amor não correspondido, a pressão dos pais relativamente ao desempenho escolar, a perfeição em exagero, não conseguir obter tudo o que queremos na vida, entre outras causas. Pode também estar relacionado com a genética. Acreditem! Se vocês são muito ansiosos, alguém na vossa família também é de certeza! Mas não vejas a ansiedade como um aspeto negativo. Como disse a minha médica de família "isto só acontece aos mais inteligentes, aos que pensam muito em tudo". A ansiedade no futuro vai ser tua amiga. E agora tu que estás a ler perguntas: "Mas ela está doida? A ansiedade pode ser minha amiga? A ansiedade é a minha inimiga número 1!". Calma, vou passar a explicar. Tudo na vida acontece por algum motivo, e se vos puseram a ansiedade no caminho como um obstáculo é porque vocês são fortes o suficiente para vencerem. A ansiedade protege-nos, dá-nos mais defesas para reagir-mos a problemas futuros. Tudo o que não nos mata só nos torna mais fortes. E é verdade. O que agora parece um pesadelo, um dia mais tarde vai ajudar-nos a suceder em todos os aspetos da nossa vida. Eu sei que no presente as coisas parecem negativas, mas um dia vocês vão olhar para trás e dizer: "Eu venci! Eu sou forte! E se a maldita ansiedade não me derrubou, nada me irá derrubar!".
Percorre o teu caminho com calma, passo a passo, contornando todos os obstáculos. E lembra-te, tu não estás só! E se alguma vez te sentires só, escreve tudo o que sentes num papel. Passar os sentimentos para uma folha ajuda muito. Parece que nos tiram um peso dos ombros. Para todo o mal, há sempre uma cura. 


Força, estás a conseguir muito mais do que imaginas!


4 comentários:

  1. Marta parabéns pela coragem, o seu problema é comum a muitos. Aconselho a procurar um terapeuta, fazer psicoterapia ou análise. Os problemas têm todos uma raíz, não aparecem por acaso. A cura pela fala, como Freud a designou têm resultados positivos. Falar em liberdade do que a faz sofrer, o terapeuta pensará consigo, vai fazer com que pense, vai dar-lhe confiança. Veja a terapia uma serie que esta a passar na RTP1, mostra o que se passa num consultorio de terapia. Todos os dias às 23.15/23.20 vai gostar. Lembro os medicamentos não curam só mascaram. Posso dar-lhe alguns nomes de psicoterapeutas, não é barato mas será um envestimento em si, no seu progresso, crescimento.

    http://www.rtp.pt/play/p2200/e223977/terapia

    Força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Vou seguir o seu conselho e ver essa série na RTP1.
      Um beijinho, Marta Marques

      Eliminar
  2. Bom dia
    passei por aqui para dar uma sugestão: coloca um pouco mais de cor no teu blog, está muito pesado e difícil de ler por isso mesmo.
    É uma critica construtiva, apenas.

    ResponderEliminar
  3. Se está a falar da versão do telemóvel ainda estamos a trabalhar nisso, se estiver a falar na versão web que pode ser vista através do computador, penso que o rosa e o cinza contrastam bem. Mas obrigada pela sugestão. Um dia feliz para si! Beijinhos,
    Marta Marques

    ResponderEliminar